quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Psicodália - Carnaval Psicodélico

As cores do site são tão vibrantes que parecem estar em movimento. Apesar dos tons flamejantes, os desenhos que descem pela página não parecem em nada com serpentinas e confetes. Na verdade, quem entra hoje no endereço virtual do Festival Psicodália, o carnaval mais psicodélico do Brasil, só encontra montanhas, cascatas, um sol escaldante, uma plantinha verde e algo que lembra um cogumelo.

Até alguns anos atrás, o mês de fevereiro era um tanto desinteressante para quem respira rock n’ roll e repudia os ritmos contemporâneos da Bahia (Axé!). Porém, na última década houve uma mobilização muito grande para criar alternativas ao Carnaval tradicional. Desse empenho e dedicação de alguns surtados, surgiram alguns dos mais respeitados festivais de rock do Brasil – Psychobilly Carnival, em Curitiba e o maravilhoso Psicodália, de São Martinho, em Santa Catarina.
.

Idealizado em 2004, o Psicodália ganhou sua primeira edição na cidade de Lapa, interior do Paraná. De lá para cá a proposta continuou a mesma: formentar a cultura local, divulgar o trabalho de novas bandas, estabelecer o contato entre diferentes expressões artísticas e promover dias incríveis enquanto o resto do Brasil explode ao som de Ivete Sangalo.

Nos cinco anos de festival, passaram pelos palcos do Psicodália nomes importantes da música nacional, como Sérgio Dias, do Mutantes, e Casa das Máquinas, uma das bandas de rock mais respeitadas do Brasil. Neste ano, a programação de shows conta com 24 grupos, isso além das oficinas de pinturas, teatro e circo. O festival começa na sexta-feira, 20 de fevereiro, e vai até o dia 24.

Abaixo você confere um documentário produzido sobre o Psicodália, sob direção de Rodrigo Cook. As cenas foram filmadas na edição de 2007 e traduzem bem a sensação de participar do festival.




SERVIÇO
Festival Psicodália

Quando: 20 a 24 de fevereiro
Onde: Chácara Recanto da Natureza, São Martinho/SC (Cerca de 140km ao sul de Florianópolis)
Quanto: 3º Lote: R$80,00
Mais informações:
http://www.psicodalia.mus.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário